"O mundo está muito polarizado." Esta é uma frase que todos nós já ouvimos recentemente. Embora isso seja um fato incontestável, houve épocas em que o planeta esteve tão ou mais polarizado que hoje. Em especial, o período entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o início dos anos 1990 foi marcado por uma enorme tensão entre os blocos capitalista e socialista que deixou marcas profundas em muitos países e sociedades. O desmantelamento deste último, simbolicamente representado pela queda do muro de Berlim, extinguiu a tensão mas não erradicou o comunismo, que permanece ainda hoje como sistema político de alguns países
Há, atualmente, seis países que vivem um regime comunista: China, Coreia do Norte, Cuba, Laos, Vietnã e Transnístria. Com divergências em seus sistemas econômicos – a China, por exemplo, tem uma economia considerada mista por alguns especialistas, com regiões reguladas por um sistema de mercado capitalista – estes países também apresentam, evidentemente, particularidades sociais, culturais e geográficas que refletem em suas cidades e arquiteturas.
Mas como são, então, estas arquiteturas comunistas? Bastante distantes dos austeros blocos modernos de habitação construídos por todo o território socialista, os exemplos que vemos da arquitetura contemporânea destes países não deixa nada a desejar em relação à qualidade projetual, respeito às tradições e adaptabilidade às particularidades climáticas e regionais. A seguir, reunimos uma breve seleção de projetos recentes publicados no ArchDaily de algumas destas nações comunistas: Laos, Cuba, Vietnã e China.
Pequena escala – Cuba
Casa Soporte / Albor Arquitectos
Foram utilizados recursos como situar um acesso de pé-direito duplo, uma claraboia no centro do lote que atravessa três níveis e um pátio posterior para garantir o conforto ambiental de cada um dos espaços da residência. Ao mesmo tempo, priorizou-se a materialização de uma estrutura que respondesse aos interesses iniciais, a sua possível reforma, e que reduzisse os gastos em revestimentos. Para isso, foram utilizados rebocos em cimento no banheiro e cozinha, pisos de cimento, acessórios exteriores de alumínio fundido artesanalmente e acessórios interiores de cortiça.
U House / Albor Arquitectos
No projeto interpretamos o uso do arco como elemento arquitetônico que reconecta a casa à tradição dos anos 1930. Na nova obra, a intenção é celebrar este gesto: o arco prevalece e se amplia como elemento unificador das questões arquitetônicas.
Instalação "Tres Esencias" / Albor Arquitectos
"Tres Esencias" é uma intervenção no espaço público da Albor Arquitectos para o projeto coletivo "Mar Adentro", exposição com curadoria do Centro de Arte Contemporânea Wilfredo Lam para a XIII Bienal de Havana cujo eixo temático principal foi "A construção do possível".
Clima e vegetação - Vietnã
Centro Comunitário Diamond Island / Vo Trong Nghia Architects
Oito pavilhões de bambu de diversos tamanhos estão espalhados por todo um parque com vegetação rica ao longo do rio. Os pavilhões são usados para vários eventos, como festas, banquetes, conferências de promoções, e também estão planejados para serem restaurantes no futuro.
Residência SKB / Chong Chóng Architecture
Uma casa de campo na cidade. A construção da casa, da qual os telhados foram feitos de palha Cogon, tem um estilo único e ecológico. Ela não apenas satisfaz a demanda de conter os efeitos da mudança climática, mas também representa um desenho inovador no universo moderno. A construção de 198m², inclui 3 áreas principais: a de escritório, a da sala de estar e a da sala privada.
Escritório Moderno da Vila / Ho Khue Architects
Originalmente o terreno era ocupado por antigas casas, capim branco dos pampas, bambuzais nativos e outras plantas que sobreviviam ao clima com um pouco de dedicação das pessoas que ali viviam. A abordagem de projeto escolhida pelo escritório Ho Khue Architects (ALPES) consiste em rememorar as antigas sensações daquela vila e imprimi-las no novo projeto, se tornando parte da natureza.
Abertura e transparência - Laos
Dough & CO / Tomi Atelier Architecs
O cliente pediu que fizéssemos um projeto que tornasse este espaço mais do que um simples “café”. O lugar deveria ser flexível e capaz de receber diversas funções, de reuniões corporativas a eventos culturais. Projetamos um espaço intimamente conectado com o exterior, convidando a natureza a fazer parte dos interiores e diluindo os limites entre dentro e fora.
Casa Branca / Saola Architects
Em um pequeno terreno, a casa se desdobra em linhas geométricas dinâmicas. Dois volumes dispostos em forma de V e aparentemente "flutuando" acima do solo dividem o espaço em vários segmentos, criando efeitos visuais incomuns em um jogo que lida com a percepção de escala, posição, interior e exterior.
Tradição reinventada - China
Museu do Forno Imperial de Jingdezhen / Studio Zhu-Pei
A estrutura do Museu é composta por uma série de abóbadas de diferentes raios de curvatura e comprimentos, construídas em tijolos, remetendo às tradicionais formas dos fornos de porcelana de Jingdezhen. Estes volumes vazados foram delicadamente implantados no terreno, integrando-se às ruínas pré-existentes.
Renovação no Distrito da Caverna de Tianbao / Jiakun Architects
O pavilhão para a degustação de Licores, implantado junto ao penhasco do monte Tianbao, embora beba da fonte dos tradicionais “pavilhões” de madeira da arquitetura vernacular chinesa, é um exímio exemplo de arquitetura contemporânea que encontra ressonância no passado e nas antigas técnicas construtivas locais.
Playground Interno (e Auditório) da Escola Secundária Yueyang County No.3 a / SUP Atelier
O belo padrão de tijolos vermelhos, com características artesanais, é composto integralmente com peças industrializadas, compensando, de certa forma, a monotonia de um edifício industrializado com uma faceta artística e libertária.
Vinícola Xige Estate / Udopartners + Saussure Architects
Procurando responder às condições climáticas específicas do local, o projeto da vinícola pretende integrar-se à paisagem natural, materializando uma intenção que não apenas tem a ver com a arquitetura, mas também com o espírito do vinho produzido nesta terra. O edifício foi construído a partir de materiais locais, como as rochas encontradas nas montanhas não muito distantes.
Reforma e Anexo de uma Oficina de Produção de Óleo / DnA
A reforma da oficina começou pela preservação do edifício principal e das antigas máquinas, enquanto o programa expandiu para fora, em uma cozinha e um estacionamento de um lado e um pavilhão com mirante para o outro, próximo ao córrego.
Descrições dos projetos enviadas pelos próprios escritórios.